Orateurs
Maria Lucia de Souza Barros Pupo
USP
Brasil
Maria Lucia de Souza Barros Pupo
USP
Curriculo
Bolsista de Produtividade CNPq nível 1C, possui graduação em Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Études Théâtrales - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1985), além de ter efetuado pesquisa de pós-doutorado em Tétuan, Marrocos (1996). Professora titular da Universidade de São Paulo,vem atuando tanto na área de Licenciatura em Artes Cênicas quanto no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, principalmente em torno dos seguintes temas: pedagogia, formação, teatro contemporâneo, ação cultural, mediação teatral e dramaturgia. Suas pesquisas e atividades docentes vêm se estendendo a diferentes cidades brasileiras, além de se desenvolverem também na França, Bélgica e México.
Carminda Mendes André
UNESP
Brasil
Carminda Mendes André
UNESP
Curriculo
Pesquisadora de arte contemporânea em espaços públicos e possíveis interfaces com o ensino das artes em espaços formais e não formais. Bacharel em Teatro pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-Doutora pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (2010). Pesquisadora e Docente do Programa de Pós Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias Cnpq. Coordenadora da Instituição Promotora do DINTER entre UNESP e UFT.
O POETA ESTÁ PRESENTE?
A palestrante visa colocar em debate reflexões de experiência em processos de aprendizagem em artes, vivenciada nos últimos anos com o músico-pesquisador Stenio Mendes, em aulas de formação de licenciandos e bacharéis em teatro.
Diagnosticam certo estado de anestesia\ausência nos corpos jovens para as práticas cênicas e musicais. E para colocar estes corpos em experiência, se valem da pedagogia do jogo e do espaço-ritual como estratégias de aprendizagem. O objetivo é provocar a “presença poética” e o imaginário criativo dos participantes.
A pedagogia proposta, além de aproximar arte contemporânea à educação bem como arte cênica e musical, intenta suscitar, no participante, a consciência de sua singularidade tanto nos modos de criação como na poética emergente.
Desse modo, apresentam a noção de arte-educação como exercício ético para a ressignificação de conceitos e valores do mundo ao redor.
Ney Wendell
UQÀM
Canadá
Ney Wendell
UQÀM
Currículo
Ney Wendell é natural de Valente-Bahia, professor da "Faculté des arts de l'Université du Québec à Montréal (UQAM)" no Canadá, tem pós-doutorado em Sociologia pela Université du Québec à Montréal-UQAM , doutor e mestre em Artes Cênicas pela UFBA, licenciado em Teatro pela UFBA, arte-educador, diretor teatral, escritor e gestor de projetos sociais e educacionais. Realizou a coordenação pedagógica do projeto sociocultural Navegando no Saber pela empresa Santa Cecília Comunicação na Bahia. Trabalhou na formação de professores do ensino fundamental e de artes nas Universidades UFBA e UNEB em diversos municípios no Brasil. Foi coordenador geral do projeto socioeducacional Cuida Bem de Mim como também gestor em Teatro da Secretaria de Cultura da Bahia, consultor em Arte e desenvolvimento humano para o Instituto Ayrton Senna, Sociedade Hólon e Instituto Araketu e coordenador de formação da Rede Brasileira de Arteducadores e Arteterapeutas no Hospital do Câncer Aristides Maltez. É coautor do livro "Direitos humanos no combate à violência: ações com adolescentes e jovens" publicado pela FCCV e UNICEF (2007) e autor de ?Cuida Bem de Mim: teatro, afeto e violência nas escolas? pela EDITUS (2010), ?Praticando a gentileza em sala de aula? (2012), ?Praticando a generosidade em sala de aula? (2013) pela Prazer de Ler, "Pedagogia do Sol: atividades educativas para viver e aprender" (2012) pela Editora Casa do Sol, " Navegando no saber: atividades de valores humanos no incentivo à leitura e à escrita? (2013) pela Editora Santa Cecília Comunicação, "Educar para o Bem: práticas criativas de solidariedade? (2014) pela Instituição Fraternal Sorriso de Criança, além de vários artigos sobre Educação, Mediação Cultural e Artes em livros e revistas nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve consultorias para projetos culturais e educacionais em ONGs, governos e instituições sociais. Contato: www.educadorcriativo.com
La médiation théâtrale dans la formation du jeune public
La médiation théâtrale est un nouveau champ d'études qui relie les aspects pédagogiques, artistiques et socio-éducatifs dans la formation d'une diversité de publics perçus comme des citoyens culturels. C'est un processus créatif et éducatif qui génère des moyens de mobiliser l’accès autonome du public à des œuvres artistiques, des événements culturels et manifestations artistiques diverses. Dans cette conférence, les participants auront l'occasion d'en apprendre davantage sur la formation en médiation théâtrale développée à l'Université du Québec à Montréal au Canada et sur les méthodes de formation du public aux étapes «avant, pendant et après» de l'expérience culturelle. Il sera présenté certaines expériences en médiation théâtrale développées par des compagnies et des espaces culturels au Canada et dans d'autres pays. De plus, les concepts et les approches actuels de la médiation théâtrale dans les espaces scolaires et communautaires.
Carole Marceau
UQÀM
Canadá
Carole Marceau
UQÀM
Currículo
Professora de Ensino de Teatro na Université du Québec à Montréal (UQAM). É bacharel em arte dramática pela Université du Québec em Motréal- UQAM (1988), Bacharel em Artes pela Université de Laval no Québec e Mestre em Teatro pelo programa de Mestrado em Arte Dramática da UQAM (1993). Atuou como co-autora e supervisora do programa de Arte Dramática para as escolas do Ministério da Educação, do lazer e do esporte do Québec, de 2003 a 2009. Trabalhou também como professora de didática do ensino na Universidade de Sherbrooke. Atualmente atua como docente no curso de licenciatura em teatro da Université du Québec em Montréal, com ênfase em disciplinas que investigam a tecnologia analógica de retroprojetores na encenação e suas implicações no ensino do teatro.
Ela se interessa pelo processo de criação, pela avaliação das aprendizagens artísticas e pela prática pedagógica nas classes de arte. É coeditora de duas revistas sobre o ensino de teatro.
La formation artistique dans les écoles au Québec
Afin de dresser un portrait actuel de la formation en art dramatique au Québec en faisant ressortir d’une part les forces de nos programmes et d’autre part les défis auxquels font face les enseignants spécialistes en arts dans le milieu scolaire québécois, nous ferons un parcours historique en prenant appui sur le Programme de formation de l’école québécoise et le Programme en enseignement offert à l’École supérieure de théâtre.
Plus spécifiquement, notre communication abordera l’implantation des arts à l’école et sa place actuelle dans le cursus scolaire. Par la suite, nous présenterons le programme de formation de l’école québécoise mis en place depuis les années 2000 regroupant six domaines de formation, dont celui du Domaine des arts. C’est au travers des quatre programmes artistiques du Domaine des arts que nous présenterons les compétences artistiques à développer chez l’élève, le contenu de formation à enseigner et la progression des apprentissages proposée par le Ministère de l’Éducation.
Dans un deuxième temps, nous nous intéresserons au modèle de formation des enseignants au Québec et plus précisément à la formation des enseignants spécialistes en enseignement de l’art dramatique. Nous en ferons un survol en nous appuyant sur « les orientations de la formation à l'enseignement, et les compétences professionnelles attendues au terme de la formation initiale » définies par le Ministère de l’Éducation (1997) et le programme offert à l’École supérieure de théâtre de l’Université du Québec à Montréal (UQAM). Finalement, à partir de quelques exemples, nous aborderons les différents contextes d’enseignements au Québec et les défis qu’ils comportent pour les enseignants spécialistes en arts.