Apresentação

O II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO- COLIPETE é um evento vinculado  ao histórico de alguns grupos de pesquisa da grande área de Artes: Laboratório de Tecnologias Dramáticas – LABTECDRAMA, Pedagogias do Teatro e Ação Cultural – GPTAC e Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades-CENACORPO, pertencentes ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte Educação (GEPAE) pertencente ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Grupo de Pesquisa e Groupe de recherche sur l’enseignement du théâtre (GRET-UQAM) pertencente a Universite du Quebéc (UQÀM) Campus Montreal - Canadá. Os grupos relacionados, mantém pesquisas como foco na interface entre teatro e educação: formação de formadores de teatro, ensino de teatro em diferentes contextos de aprendizagem, ensino de teatro e novas tecnologias, teatro e comunidade, mediação teatral e processos formativos de artistas de teatro. Com produções de artigos, apresentação de trabalhos em eventos internacionais, e formação de jovens pesquisadores, os grupos iniciam uma parceria para a realização de evento sobre o tema Pedagogia do Teatro em contextos de atuação diversos, com caráter de parceria internacional. O referido evento será realizado pela segunda vez, contamos em nosso histórico com a realização do evento Colloque international de Théâtre – Éducation : Pluralité des trajectoires, organizado pelo GRET na cidade de Montréal (Canadá) de 13 a 15 outubro 2016 com a presença média de 300 participantes de países como: Brasil, França, Canadá e Chile. Em todas as realizações desenvolvemos atividades.

 

Tema

O II Colóquio Internacional de Pedagogia do Teatro- COLIPETE enfoca a atuação do professor de teatro, tanto no campo do debate teórico quanto no campo da produção artística. O recorte sobre o tema “Discussões teóricas e práticas em contextos de atuação diversos” pretende explorar os mais diferentes segmentos da arte produzida nos estados brasileiros e em espaços internacionais, bem como repensar a formação do arte-educador. Daremos destaque em especial para a perspectiva de atualização de conhecimentos em teatro e contextos diversos de atuação, aspecto da investigação interdisciplinar que demanda discussões em áreas afins a de arte. Neste sentido, as mesas temáticas serão compostas por artistas e professores pesquisadores. Profissionais de segmentos diversos, que comungam do interesse em desenvolver a pesquisa na área da pedagogia do teatro.
O tema “Discussões teóricas e práticas em contextos de atuação diversos” também parte da expectativa de que é possível colocar em pauta saberes e produções articuladas em torno das questões da arte e educação em arte, implicadas na complexidade da sociedade contemporânea onde o discurso sobre as trocas culturais é construído muitas vezes de forma desconexa, sem um aprofundamento do debate sobre o sentido e processos éticos e estéticos implicados. Acredita-se que o evento contribua concretamente na construção de outros olhares e análises críticas em um espaço propício para tal.